HudLac

Notação musical ABC


abc

ABC é uma linguagem para representação de música através de caracteres. É utilizada para edição de partituras, geração de arquivos MIDI e como formato de armazenamento de músicas em bases de dados.

Há bons motivos para usar ABC:

  • ABC é simples e fácil de aprender (há uma Introdução aqui).
  • Arquivos ABC são simples arquivos de texto plano (ASCII), que são compactos, legíveis por pessoas e compatíveis com qualquer sistema operacional.
  • Pode-se armazenar centenas de músicas em um único arquivo ABC.
  • Há diversos programas para lidar com ABC (veja os links).
  • Muitos desses programas são software livre e alguns rodam em praticamente qualquer computador.
  • Pode-se converter código ABC pela internet, sem precisar instalar nenhum programa.
  • Pode-se usar ABC para inserir trechos musicais em blogs, por exemplo com ScoreRender para WordPress.
  • Pode-se converter arquivos MIDI em arquivos ABC e vice-versa.
  • ABC pode ser convertida a diversos outros formatos, como PostScript, TeX (MusicTeX) e LilyPond.
  • Formatos de arquivos utilizados são abertos, ou seja, não sofrem restrições por copyright ou patentes. Isso possibilita a existência de numerosos programas para manipular os arquivos.
  • Há milhares de músicas em formato ABC na Internet.

Outras razões para usar ABC foram citadas por diversos usuários, através da lista de e-mails abcusers.
Veja as mensagens (em inglês): 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16.

Em minha opinião, os principais programas ABC são: abcm2ps, abcMIDI, e runabc.

Alguns bons editores de código ABC são JedABC, gvim, GNU Emacs (abc-mode.el MKJ ou abc-mode.el MAS) e flabc.

Se você quer interface gráfica, experimente tkabc, que faz parte de tclabc (outras boas
alternativas são Denemo e NoteEdit).

É também possível converter ABC a PDF/PS e MIDI através da internet, sem precisar instalar programas. Veja os links abaixo.

Usuários de LaTeX podem interessar-se por um ABC package que possibilita inserir, diretamente em um arquivo .tex, código ABC que é automaticamente convertido como figura no documento.

Para saber mais sobre ABC, não deixe de ver os links abaixo.



Introdução à notação ABC:
* https://hudlac.files.wordpress.com/2009/11/introducao.pdf
Documentação de abcm2ps em português:
* abcm2ps – Características
* abcm2ps – Histórico de alterações
* abcm2ps – Instalação
* abcm2ps – LEIA-ME
* abcm2ps – Opções de Linha de Comando
* abcm2ps – Operadores PostScript
* abcm2ps – Parâmetros de formatação
Manual para escrita de extensões avançadas para abcm2ps:
* Português: https://hudlac.files.wordpress.com/2009/11/decomanual.pdf
* Inglês: https://hudlac.files.wordpress.com/2009/11/decomanual-en.pdf
Introdução a PostScript:
* https://hudlac.files.wordpress.com/2009/11/psintro.pdf


links

16 Comentários »

  1. Um editor que achei fantástico mc musiceditor – https://www.mcmusiceditor.com
    Reli aquele e-mail hoje, lembro que na época, fiquei confuso se o e-mail que você se referia, era o que dizia que o Jef Moine estava revisando as minhas questões, ou se havia algum mais. Os e-mails que recebi na época eram “abcm2ps – spacing and unbalanced” e “Questions on abcm2ps editing”‏; se havia outro, eu não recebi. Terei de relembrar boa parte de como se edita em abc+ e me informar sobre a versão atual, estou aprendendo Mup, mas o abc+ é meu preferido entre vários. Sobre o e-mail ele parece não ter entendido o “erro” que apontei de O cravo bem temperado (1pág. penultimo compasso ln.46), notei isto ao reler. O inglês me causou confusão na época também.
    Para ilustrar o “erro”
    http://www.casimages.com.br/i/140407101708719449.gif.html
    oi60.tinypic.com/14jqhz7.jpg
    Outra questão que parece não ter sido resolvida é ligaduras que ligam uma nota de uma voz com outra nota de outra voz
    http://www.casimages.com.br/i/140407101905308089.gif.html

    O editor mc musiceditor é específico para abc+, ‘suporta’ metacomentários e usa o abcm2ps 5.9.25

    Comentário por Pedro Henrique — 07/04/2014 @ 17:31

  2. http://www.easy-share.com/1911723953/adelita – noteflight.pdf

    Comentário por Pedro Henrique — 29/07/2010 @ 22:34

  3. estou de volta para saber se é possível ajustar alguns detalhes:

    1pág. penultimo compasso ln.46
    encontro das notas na primeira e segunda voz (em outros lugares tambem) hastes para fora e cabeças se encontrando

    3pág. penultimo compasso ln.? e pag.9
    união das vozes %%combinevoices ou [I:com…] só funciona de forma global, nao posso ativar em um trecho e desativalo logo depois

    17pág.
    agrupamento s.colcheia col. s.col. indo de uma pauta a outra

    x
    travessao reto em algumas notas apenas %%flatbeams funciona de forma global

    ligaduras de uma voz atingindo outras vozes
    ou subdivisao com uso de & onde um compasso tem & e o proximo não, ou o contrário
    abc(d| (3:4afe & d4)|

    etc.

    falta corrigir muita coisa ainda e fazer alguns ajustes finos
    alguns poucos eu ja fiz com [V:x down] [V:x up] [V:x steam=auto]
    a diferença foi bastante notável

    http://www.easy-share.com/1910094332/O cravo bem temperado.zip abcm2ps 5.9.11
    obra de domínio público

    sobre a documentação fucei nos exemplos e encontrei muita coisa que nao sabia
    mas a documentação que é encontrada no site do abcplus ja conhecia mas encontrei
    uma versao do mesmo documento que não é encontrada nestes sites pricipais
    http://cvs.fedoraproject.org/repo/pkgs/abcm2ps/abcplus_en.pdf/236dbc5358faf478bce14834d73b2976/abcplus_en.pdf

    aprendi a escrever guido mas não tenho muita prática, é uma linguagem pouco coveniente, muito dependente
    de ajustes manuais até para coisas muito simples.

    Comentário por Pedro Henrique — 02/05/2010 @ 02:31

    • Oi Pedro,
      Desculpe a demora. Mandei suas questões para o Jef Moine, que ainda as está analisando.
      Hudson

      Comentário por Hudson — 26/07/2010 @ 18:02

      • Olá
        Isto é positivo, estava querendo mandar um email pra lá sobre essas questões, mas eu não sei ingles. Tinha bastante sugestão sobre detalhes que pudessem ser adicionados que eu não lembro mais. Coisas como controle de haste para cima e para baixo com uso de & que não funciona ( ou não funcionava). Espaçamento vertical quando a nota suplementar da pauda de cima é uma nota muito baixa e com a haste para baixo ao mesmo tempo a pauta de baixo tem uma nota suplementar muito alta e haste para cima, neste caso o lilypond reduz a altura da haste da 4a linha para cima e da 2 linha para baixo.
        Afinal estava pesquisando sobre programas de partituras nao graficos e no forum do violao achei seu nome por conhecidencia. Cheguei a cria uma versão da partitura adelita pelo noteflight tentei me cadastrar para enviar a partitura não consequi.
        O cravo bem temperado ja tem 47 páginas. Por acomodação até hoje uso a versão 5.9.11 então não sei mais como fica esses detalhes. Tenho também Bolero de Ravel revisei inumeras vezes e em todas elas eu me perdi está descontinuada, caso tenha interesse.

        Comentário por Pedro Henrique — 29/07/2010 @ 03:15

        • http://www.easy-share.com/1911497971/adelita – noteflight.7z

          Comentário por Pedro Henrique — 29/07/2010 @ 05:28

        • http://www.noteflight.com/scores/view/9492dfd3792f6f225a694d8194e09b1e4e219fd9
          tive que fazer algumas alterações para caber tudo em duas vozes existe a limitação de duas vozes por pauta

          Comentário por Pedro Henrique — 29/07/2010 @ 05:49

        • Você recebeu as mensagens? (Mandei pelos endereços declarados, tanto gmail como hotmail.)

          Não acessei o noteflight, porque é em flash e não aceitou o gnash.

          O noteflight não gera formatos para impressão (PDF, PS)? Abri o xml no mscore, mas a disposição das vozes ficou inadequada para partitura. Também houve alguns problemas após converter para lilypond.

          Comentário por hudlac — 29/07/2010 @ 15:06

        • Sim eu recebi o email. Para criar pdf ou ps só mesmo através de um esquema de impressora virtual, você instala um programa manda imprimir mas na verdade o resultado será um arquivo pdf, ps ,jpg, etc. O problema é que muitos desses programas estão vindo com discretíssimos malwares. A impressão e edição está ascessível ai no site sem que se faça o login, mas não será salvo.

          Comentário por Pedro Henrique — 29/07/2010 @ 20:45

  4. obrigado. Está bem esclarecido. Onde posso ler mais sobre esses detalhes mais avançados?

    Comentário por Pedro Henrique — 28/02/2010 @ 21:37

    • Acho que o manual do Guido Gonzato, em versões recentes, está bem abrangente, mas em inglês. Recomendo checar os arquivos de exemplo que vêm com o abcm2ps, e fuçar na documentação, pra ir aprendendo mais comandos.

      Comentário por hudlac — 01/03/2010 @ 17:46

  5. Aqui tem alguns arguivos meus compartilhados
    http://www.4shared.com/dir/15746630/fcaad97d/Msica.html

    Comentário por Pedro Henrique — 26/02/2010 @ 01:21

  6. Olá sou um grande amante do abc+, antes editava minhas partituras no encore então um dia eu li todo o manual abc+(antigo) que é bem completo. Após aprendido tenho transcrito várias partituras inclusive partituras de piano 4 mâos com todos os detalhes… e é impressionate uma partitura em abc+ com muitos detalhes e parâmetros avançados (quialteras, dinâmica, expreções, etc) ocupava 500 KB enquanto a mesma partitura no formato encore ocupava de 4 a 12 MB. Pesquisei na internet e encontrei varias linguagens como mup, guido,pmw,cmn… achei o manual para baixar de todos eles mas estava em ingles. Tenho me interessado muito por linguagens de notação musical mas não posso aprende-las. Se tivese alguem que pudesse traduzir e disponibilizar o manual dessas outras linguagens assim como o tradutor do manual abc+ seria uma grandissima ajuda

    Comentário por Pedro Henrique — 23/02/2010 @ 06:02

    • Oi Pedro,

      Tem também o (gigante) LilyPond, que conta com uma comunidade de usuários e lista de discussão em português. É bem trabalhoso de aprender, mas tem muitos recursos. Há um guia introdutório (algo desatualizado) do Erasmo Fernandes. Veja:
      http://groups.google.com.br/group/lilypond-brasil
      http://erasmo.info/lilypond/tutorial/

      Comentário por hudlac — 23/02/2010 @ 11:57

      • O guia de Erasmo Fernandes é um bom guia mas o que eu queria mesmo era pricipalmente algo sobre mup e os outros que eu havia citado o interessante é que algumas dessas linguagens agupam as colcheias de uma pauta superior com as da pauta iferior num unico travessão. Valeu pela dica lilypond tambem é interessante eu pretendo aprender, este site eu ja conhecia, eu acabo de encontra outro guia lilypond em portugues. Eu estou tendo duvidas e problemas relacionados a oitava em que é inserida as notas na clave de fá, em uma versão do abcm2ps as notas são inseridas em oitavas diferentes de outras versões eu uso quase sempre o %%staves e mais de uma pauta obviamente, inclusive mesmo usando a mesma versão as oitavas não estão sempre na mesma posição (a oitava não varia no meio da musica so na primeira nota e entao mantem na mesma posição), existe algum comando para alterar e corrigir isto sendo dentro do arguivo ou externamente? alguma coisa do tipo V:P1 cleff=bass octavereference=+3
        http://www.hugoribeiro.com.br/intro_lilypond/index.html

        Comentário por Pedro Henrique — 26/02/2010 @ 01:16

      • As versões recentes do abcm2ps não tentam mais “adivinhar” a oitava de notas em claves de fá e dó e transpô-las implicitamente.

        Para ativar a compatibilidade em arquivos antigos, deve usar %%abc2pscompat ou -u na linha de comando.

        Há ainda a possibilidade de definir a clave indicando a oitava, o que deve ser compatível com versões antigas:

        X:1
        K:C
        V:1 clef=F,
        F,
        V:2 clef=f
        F,
        V:3 clef=g
        c
        V:4 clef=treble middle=b
        c

        Agora. a questão das vozes mudando de pauta:

        X:2
        K:C
        %%staves [1 2]
        %%sysstaffsep 90
        V:1
        CDED[I:staff 2]CB,A,G, |\
        [I:staff 1] [CEGc] |
        V:2
        z/C,D,E,F,[I:staff 1]G,A,B,C/ |\
        [I:staff 2] !xstem![C,G,C] |

        Comentário por hudlac — 26/02/2010 @ 20:18


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