HudLac

Encadeamento de acordes a quatro vozes

ENCADEAMENTO DE TRÍADES A QUATRO VOZES
======================================
Hudson Lacerda (2011)

(Observar âmbito das vozes. O intervalo entre soprano e contralto, e
entre contralto e tenor, não deve ultrapassar uma oitava; a distância
entre tenor e baixo é livre. Podem ocorrer uníssonos.)

1ª etapa: TRÍADES EM TONALIDADE MAIOR, ESTADO FUNDAMENTAL
———————————————————

* Todos os acordes em estado fundamental (som fundamental no baixo);
* Dobrar fundamental (para completar quatro vozes);

Acordes com notas comuns (em relação ao acorde anterior):
Encadeamento 4↑ / 4↓ (5↑ / 5↓): há uma nota comum.
Encadeamento 3↑ / 3↓ (6↑ / 6↓): há duas notas comuns.
* Ao encadear, manter nota(s) comum(ns) nas mesmas vozes (exceto baixo);
* Mover as vozes restantes por graus conjuntos (não fazer saltos);

Acordes sem notas comuns (em relação ao acorde anterior) (2↑ / 2↓):
* Mover o baixo por grau conjunto (intervalo de 2ª);
* Vozes superiores fazem movimento contrário ao do baixo
(uma delas salta uma 3ª);

Acorde diminuto do grau VII:
* A quinta diminuta é uma dissonância; deve ser preparada e resolvida.
* Usar VII somente nos encadeamentos IV-VII-III ou II-VII-III.
* Preparação: o som que é a quinta do VII deve aparecer como consonância na
mesma voz no acorde anterior (IV ou II);
* Resolução: a quinta diminuta do VII deve mover-se uma 2ª para baixo
(tornando-se o dobramento da fundamental do III);
* Não é necessário manter na mesma voz as notas comuns na resolução VII-III;
podem ocorrer saltos, se necessário (observar distância entre as vozes).

———————————————————————————————

Dicas para realização de encadeamentos harmônicos
Hudson Lacerda (21:28 14/07/03)
[baseado em Schoenberg – Harmonia – pag. 85-86, 99, 132, 142, 158, 160]

A) Primeiro acorde:

1. Qual som é o baixo?
2. Que som vai no soprano?
3. Que sons faltam? (posição cerrada/aberta)

B) Encadeamento:

1. Qual som é o baixo?
2. Que sons exigem tratamento especial? (Preparação, resolução, etc.)
– Dissonâncias (5.a dim., 7.a, 9.a, 5.a aum.)
– Acorde em segunda inversão
– Em tonalidade MENOR, graus 6 e 7 (pontos de trajeto obrigatório)
3. Há sons comuns? (Manter na mesma voz, se possível)
4. Que sons faltam?
[5. Existem 8as. ou 5as. paralelas, ou outro problema? (Se houver, tentar outra solução.)]

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.